Carlos Alberto Kruschewsky Filho
Carlos Alberto Kruschewsky Filho, com propriedades no Recôncavo Baiano e região da Chapada Diamantina, titular do complexo Fazendas CKF Pecuária, com mais de 7 mil bovinos, é Engenheiro Civil de formação, mas iniciou sua jornada na exploração agropecuária há 21 anos. Contudo, há nove decidiu profissionalizá-la, tornando-a uma atividade empresarial geradora de riqueza e satisfação, além de cumpridora da sua função social, sempre com alta produtividade.
Mantendo o objetivo firme de produzir carne gourmet para seu Estado, a Bahia, de saída, Kruschewsky se conscientizou que a almejada produtividade passava necessariamente por se tornar um agricultor de capim. Para tanto, tratou de ampliar as áreas de cultivo e promover reformas de pastagens, implantando sistemas irrigados e formando piquetes regulares para rodízio constante. Paralelamente introduziu diversas tecnologias para o incremento dos índices zootécnicos, inclusive reprodutivos. Também abriu espaço para terminação confinada e instalou uma das maiores fábricas de suplementos do Nordeste. O produtor tem sua pecuária verticalizada, fazendo cria, recria e engorda.
As Fazendas Engenho estão no Recôncavo Baiano, região tradicionalmente canavieira. Com oportunismo e capacidade de investimento, Kruschewsky conseguiu ampliar bastante suas áreas de exploração. Possui nelas 3 mil matrizes em reprodução (projeto para 5 mil) e alguns poucos animais (fêmeas) em recria e até engorda. São 5 mil hectares divididos em piquetes de 25ha. Parte do volumoso vem de cultivos irrigados por um pivô central. Dessa forma garante dieta de qualidade ao rebanho o ano todo.
As fêmeas em reprodução são assistidas pela Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com dois protocolos e repasse de touros, garantindo índice de prenhez de 92%. A taxa de reposição é de 30%, lembrando que o plantel de fêmeas Nelore “cara limpa” está em expansão.
Nas Fazendas Bom Jesus, na Chapada Diamantina, próximas da Barragem Bandeira de Mello, está a etapa de recria e engorda, com aproximadamente 2 mil bovinos em outros 5 mil hectares.
Carne de qualidade
Kruschewsky lançou marca própria de carne em 2021. Trata-se da “FCKarne Premium Beef”, primeiramente dirigida ao mercado gourmet da Bahia. Entre os requisitos básicos para a empreitada estão o fornecimento de volume e a constância. Mas na outra ponta dos requisitos iniciais vem com o mesmo peso a qualidade do produto, já previamente garantida pela baixa idade dos animais abatidos, além da dieta efetiva e do manejo adequado.
O outro, contudo, vem da genética específica dos animais fornecedores de matéria prima. O rebanho da CKF utiliza animais provados para características de carne e carcaça, sem ignorar os outros necessários a uma bovinocultura rentável.
O trabalho é assinado por Liliane Suguisawa, diretora técnica da DGT no Brasil, e uma das maiores autoridades em avaliação de carcaças por ultrassonografia do País. A pesquisa realizada no rebanho CKF encontrou 4% de marmoreio, em média, com animais alcançando até 11%. “A surpresa foi grande e muito positiva, garantindo a informação de possuirmos uma boa rampa de lançamento para nossas ambições”, conclui Kruschewsky, hoje um respeitado integrante do seleto grupo de produtores que constituem a “Confraria da Carcaça Nelore”.